Devido a previsão de temporal, Prefeitura de Petrópolis decreta ponto facultativo e adota medidas preventivas

A decisão foi tomada com base em alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Meteorologia (...

Devido a previsão de temporal, Prefeitura de Petrópolis decreta ponto facultativo e adota medidas preventivas
Devido a previsão de temporal, Prefeitura de Petrópolis decreta ponto facultativo e adota medidas preventivas (Foto: Reprodução)

A decisão foi tomada com base em alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Defesa Civil, que apontam risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos. Reunião que definiu estratégias de ação em caso de chuva forte contou com a participação de diversos setores da Prefeitura de Petrópolis Prefeitura de Petrópolis/Defesa Civil A Prefeitura de Petrópolis , na Região Serrana do Rio, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (04) e determinou a suspensão das aulas na rede municipal como medida preventiva diante das fortes chuvas previstas para o fim de semana. A recomendação também se estende às escolas particulares. A decisão foi tomada com base em alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Defesa Civil, que apontam risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos. “Após avaliarmos a situação meteorológica com as equipes da Defesa Civil, entendemos que essa medida é necessária. Em caso de chuva forte, menos pessoas circulando significa mais segurança e melhor atuação das equipes de socorro e trânsito”, afirmou o prefeito Hingo Hammes. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial e está disponível no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). O documento detalha as recomendações para o funcionamento dos serviços municipais. Atendimentos emergenciais de saúde seguirão normalmente, assim como as operações da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), Assistência Social, Defesa Civil e demais órgãos envolvidos na resposta às chuvas. “Estamos monitorando os modelos meteorológicos, emitindo alertas e orientando a população”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.